IAB MS HISTÓRICO

1975 No dia 20 de maio de 1975, na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campo Grande, Rua Dom Aquino 444, sala 21, ainda sob a égide do estado uno de Mato Grosso com capital em Cuiabá, um grupo de arquitetos de Campo Grande cria o Departamento Estadual de Mato Grosso – o IAB-MT inusitadamente, pois teria sede fora da capital do estado, contrariando o que acontecia em todas as unidades estaduais.

Foi eleita então a Primeira Diretoria do IAB- MT, tendo como presidente o Arquiteto Ângelo Gonçalves da Rosa; Vices-presidente, Edilson Russul Vieira, Hermman Tenuta e Jose Carlos Medina; Secretário Geral, Jurandir Santana Nogueira; 1° Secretário, Wilson Verde Selva Jr; 2° Secretário, Dilson Ferreira; 1° Tesoureiro, José Kazuo Mori; 2° Tesoureiro, Jesus Escalante Ribeiro. Dois anos depois, em 11 de outubro de 1977, é publicada a Lei Complementar n° 31, criando o Estado de Mato Grosso do Sul, e em 1° de janeiro de 1979 é implantado o novo Estado de Mato Grosso do Sul. Quatro anos depois de sua criação, o IAB-MT, que tinha sede em Campo Grande, transforma-se, em 1979, em IAB-MS.

1979 transformado em IAB-MS é eleito presidente Alex Maymone da Silva e Campo Grande sedia, de 4 a 7 de setembro a Reunião do COSU (Conselho Superior do IAB) pela primeira vez no Estado.

1981  assume a presidência Dirceu Peters. O IAB passa a ter sede fixa na Rua Barão do Rio Branco 1.066 e realiza debates com os candidatos ao Governo do Estado.

1983 assume a presidência Alberto Victorio da Costa para gestão 1984/85. Cria-se o Sindarq.

1985 pela primeira vez, o IAB-MS é disputado acirradamente, com duas chapas inscritas, tendo candidatos à presidência Rubens Gil de Camilo e Walter Cortez, vencendo este último com a diferença de 16 votos, assumindo a gestão 1986/87.

1987 nas gestões seguintes, Jurandir Nogueira (1988/89) e Elídio Pinheiro Filho (1990/91), o IAB/MS conquista a área para instalação de sua sede, graças à atuação do arquiteto Jurandir que foi Secretário da Prefeitura. O IAB passa a ter sede própria e funcionar numa pequena casa de madeira aos fundos do terreno atual à Rua D. Pedro I 156, enquanto o resto da área ficou de uso da CBPO, que fazia a pavimentação da Avenida Ernesto Geisel.

1991 assume na gestão 1992/93, a primeira presidente mulher, Regina Maura Lopes Couto.

1993  Emmanuel de Oliveira é eleito. Nessa gestão, dois Concurso Públicos: da Sede da Famasul e Parque Linear do Anhanduizinho, e é promovido a primeira reunião/jantar dançante em comemoração ao Dia do Arquiteto.   O IAB participa ativamente das questões políticas inerentes à profissão, no CMDU, CMMA, no COSU, no Crea entre outros, opinando sobre as intervenções na Avenida Mato Grosso e sobre o Plano Diretor de Campo Grande.

1995 é eleito o Arquiteto Carlos Lucas Mali para presidência do IAB-MS (gestão 1996/97), tomando posse no dia 7 de dezembro. Nessa gestão, o IAB faz acordo para que a CBPO desocupe e limpe o terreno todo na Avenida Ernesto Geisel. Com recursos próprios, urbaniza-se a área e reforma-se a casa situada na Avenida Ernesto Geisel onde funcionava o almoxarifado da CBPO, e finalmente é inaugurada a nova sede. Mais tarde, em 1997, constrói-se a Área de Lazer, inaugurada em novembro daquele ano.  O IAB-MS realiza três Concursos Públicos de Projetos: a Sede da OAB-MS; o Portal da Cidade de Corumbá e o Portal da Cidade de Bonito.

No inicio de 1996 o IAB-MS pronuncia-se contrário à proposta da Prefeitura de desafetar os canteiros centrais das avenidas Afonso Pena e Mato Grosso para colocação de postos de combustíveis e outras atividades. O prefeito mostrou-se sensibilizado e revogou a lei. O IAB MS assina convênio com a Prefeitura para criação e manutenção da Praça dos Arquitetos, situada à Av. Fernando Correia da Costa. O IAB, em conjunto com as outras Entidades Nacionais, a FNA e a ABEA, realiza em dezembro de 1997, Assembleias para decidir entre os Arquitetos e Urbanistas sobre a criação do Conselho próprio de Arquitetura e Urbanismo, mais tarde culminando com a criação do CAU.

1997 toma posse Dirceu Peters como presidente (gestão 1998/99). O IAB participa do Concurso para o Centenário de Campo Grande. É realizado o Concurso para o Memorial da Cidade de Campo Grande, organizado pelo IAB com o apoio do Sindarq, cuja obra que deveria ser inaugurada no dia do Centenário da cidade em 26 de agosto.

1999 Vera Cristina Bacchi assume a presidência (gestão 2000/01). O IAB realiza com o Governo do Estado Concurso Público para a Biblioteca da Universidade Estadual de Dourados e participa ativamente dos Conselhos Municipais e Regionais. Vera Bacchi é reeleita presidente para a gestão 2002/03.

2003 assume Orlando Sampaio (gestão 2004/05). O IAB-MS, em parceria com a FPAA – Federação Panamericana de Associações de Arquitetos, realiza o primeiro evento internacional, a I Conferência Internacional Desenvolvimento Urbano em Cidades de Fronteira, sob a coordenação do Arq. Carlos Lucas Mali, então representante do IAB junto à FPAA.

Orlando Sampaio é reeleito para uma segunda gestão (2006/07). No final de 2007, a eleição que então ocorria para o biênio 2008/09 foi impugnada ficando o IAB sob intervenção judicial, sendo nomeado pela Justiça o Arquiteto Horacio Liberato como interventor. Um ano depois, resolvido essas questões, é eleita a terceira mulher como presidente Milena Adri, pelo mandado de um ano, já que havia se passado 12 meses em período de intervenção.

2008 Eleita Milena Adri para presidência.  Nessa gestão, reorganiza-se administrativamente e fisicamente o IAB, em função do estado de abandono que a entidade ficou durante um ano.

2009 Milena Adri foi reconduzida por determinação do Cosu (Conselho Superior do IAB) ficando com mandato de mais dois anos até 2011, fase em que o IAB-MS torna a participar ativamente de todas os eventos inerentes tanto no Estado como nacionalmente e realiza inúmeras atividades sociais; o IAB trabalha incansavelmente pela formação do CAU.

2011 Dirceu Peters assume novamente a presidência, para o biênio 2012/13. Em 2012, o IAB-MS realiza debate com os candidatos à Prefeitura de Campo Grande. Em 2013, o IAB-MS participa da mostra Morar Mais por Menos, apoiando os arquitetos Adriana Tannus, Carlos Lucas Mali e Octavio Loureiro na iniciativa dos três de homenagear a entidade.

2013 eleito o Arquiteto Horácio Liberato para assumir a presidência para o triênio 2014/16. O IAB havia alterado os seus Estatutos em todos os Estados, e passou a ter, pela primeira vez, três anos de mandato para cada gestão.

O IAB-MS recebe a 147ª Reunião do Conselho Superior do IAB, sob a coordenação do Arquiteto Carlos Lucas Mali. Em agosto de 2014, o Arquiteto Carlos Lucas Mali, Conselheiro Superior do Departamento de Mato Grosso do Sul, é eleito Vice Presidente Nacional do IAB, representando a Região Centro Oeste.

2017 Adriana Tannus assume a presidência, para o mandato do triênio 2017/18/19. Em sua gestão, participa ativamente junto ao CMDU, tendo sido membro da Comissão Técnica que analisaria e daria pareceres sobre a Revisão do Plano Diretor de Campo Grande. A atuação do IAB foi muito importante nesse momento para a não aprovação de um plano que não atendesse aos anseios da população como um todo.