DIREÇÃO ESTADUAL

PRESIDENTE:


OLINDA BEATRIZ TREVISOL MENEGHINI

Arquiteta e Urbanista formada pela (UNIDERP), Pós graduada em Designer de interiores pela UNIDERP), MBA em Arquitetura Hospitalar pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Diretora do escritório “Bia Meneghini arquitetura e interiores”, Conselheira titular do CAU/MS gestão (2021 – 2023), Diretora cultural do IAB/MS (2021 – 2023), Coordenadora do Grupo Urban Sketchers Campo Grande MS e Membro da Comissão de Equidade de gêneros CAU/MS. Mestranda em Desenvolvimento Local pela UCDB.

 

VICE-PRESIDENTE:


RUBENS PIRES DOS SANTOS

Formação Profissional: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo “Braz Cubas” – Mogi das Cruzes – dezembro de1978 – SP • Curso de Artes Plásticas – Museu Lasar Segall – 1979 • Curso de Pós-Graduação em Meio Ambiente – Gestão Ambiental Colégio Avante Garde Universidade Cândido Mendes-RJ – dezembro de 2002 – MS/RJ. Curso de Arquitetura Hospitalar para Aldeias Indígenas, Capacitação para Plano diretor participativo e Avaliação de Impacto Ambiental. Profissional autônomo e docente na Universidade Estácio de Sá.

 

SECRETÁRIA GERAL:


GILL ABNER FINOTTI

Formou-se em 1992 com 22 anos pelo CESUP, atual UNIDERP. Pós graduado em Master em Arquitetura (2012-13) e MBA-Construção Sustentável e Edificação Eficiente (2013-15) ambos pelo IPOG. Autônomo desde a formação, associado ao IAB em 1992 participou de diversas gestões como diretor (1994-2011). Conselheiro no CREA-MS por 3 gestões, foi Coord. adjunto e Membro da CEArq dentre outras comissões; Conselheiro Municipal Regional e no CMDU por 5 gestões (2002-11) e novamente em 2021-23; Atuou em 2011 na gestão fundadora do CAUMS como conselheiro suplente e foi Secretário Geral da Autarquia de 2013-19.

 

PRIMEIRA SECRETÁRIA:


THAIS KELLY ANTUNES DE ALMEIDA

Arquiteta e Urbanista formada pela (UNIDERP), Especialização em plataforma BIM pelo IPOG. Pós-Graduação em Master Bim- Gestão em projetos BIM Participação do Grupo de trabalho ATHIS Participação na organização de workshop de Vivência de Assistência Técnica para Melhorias Habitacionais da ONG Soluções Urbanas. Faz parte do grupo de atendimento a pessoas de baixa renda pelo programa municipal dmcredihabita, lei municipal 6123 de 2018.

 

TESOUREIRO GERAL:


ADRIANA TANNUS

Graduada pelo CESUP (atual UNIDERP) em 1995. Com vasta experiência em projetos e obras de edifícios corporativos e condomínios residenciais, tem Pós-Graduação em Arquitetura Hospitalar pela Univ. Cidade de São Paulo e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Participa do IAB MS a mais de 15 anos sendo eleita como presidente gestão 2017-2019 e reeleita para gestão 2020-2022. Conselheira pelo IAB no CMDU – Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbanístico, fez parte da equipe técnica que elabora a reformulação do Plano Diretor de Campo Grande.

 

PRIMEIRO TESOUREIRO:


RICARDO LEMOS DEMIRDJIAN

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro de ensino superior (CESUP), hoje, Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP). Diretor na Empresa RL Arquitetura que atua na área de consultoria e gestão de projetos com prestação de serviços relacionados à arquitetura.

 

DIRETORA CULTURAL:


ARIADNE PATRÍCIA DA SILVA GONÇALVES

Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), Designer de Interiores graduada pelo Centro Universitário UNAES, formada em luminotécnica pelo Istituto Europeo di Design (IED) no curso de extensão universitária, e urbanista pós-graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

CONSELHO SUPERIOR TITULARES:


CARLOS LUCAS MALI

Arquiteto e urbanista graduado pela Universidade de Guarulhos, mestrando pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário UNAES, MBA em Construções Sustentáveis pelo Instituto IPOG. Vice-presidente IAB Nacional para a Região Centro Oeste e vice-presidente do CAU/ MS.

 


DIRCEU DE OLIVEIRA PETERS

Graduado em Arquitetura e Urbanismo Pós-graduado em Administração Universitária GESTOR Diretor Presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (PLANURB/PMCG) Diretor Presidente EMHA/PMCG, Secretário Municipal de Controle Urbanístico (PMCG) Coordenador de Planejamento de Espaço Físico (UFMS) Gerente de Infraestrutura Urbana Programa Cidades de Porte Médio (Ministério do Interior/PMCG) ex Conselheiro no – CAU/MS, Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil IAB/MS – 3 Gestões. Gerente de infraestrutura urbana.

 


VERA CRISTINA GALVÃO BACCHI

Graduada Arquitetura e Urbanismo CESUP|MS, Pós-graduada em Gestão de Drenagem Urbana UFMS, Pós-graduada Ensino de Arquitetura CESUP|MS, Conselheira Superior IAB-DN 2014- Atual, Diretora Planejamento Físico-territorial PLANURB 2003-2005 e 2014-2016, Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais | SEGOV 2011-2012, Representante PMCG URBELAC III | BID-Comissão Europeia 2016-2018, Conselheira Titular Conselho Estadual das Cidades 2003-2006 e 2017-atual, Presidente do IAB-MS por 2 gestões, Conselheira | Tesoureira do CREA/MS, Diretora Adjunta da Agência Municipal Meio Ambiente e Planejamento Urbano | PLANURB 2017- Atual.

 


ADRIANA TANNUS

Graduada pelo CESUP (atual UNIDERP) em 1995, é reeleita à Presidente do IAB-MS . Com vasta experiência em projetos e obras de edifícios corporativos e condomínios residenciais, tem Pós-Graduação em Arquitetura Hospitalar pela Univ. Cidade de São Paulo e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Participa do IAB MS a mais de 15 anos sendo eleita como presidente gestão 2017-2019 e reeleita para gestão 2020-2022. Conselheira pelo IAB no CMDU – Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbanístico, fez parte da equipe técnica que elabora a reformulação do Plano Diretor de Campo Grande.

 

CONSELHO SUPERIOR – SUPLENTES:


DANIEL FELIPE HENDG

Arquiteto e urbanista graduado pela UFMS em 2004 e em Administração pela UCDB em 2003; pós-graduando em MBA-Construções Sustentáveis pelo INBEC/UNICID; Arquiteto do TJ-MS desde 2008; Conselheiro Superior IAB-MS nas Gestões 2006- 2007/2008-2012/2012-2013/2014-2016; Conselheiro do Sindicado dos Arquitetos e Urbanistas de Mato Grosso do Sul, Ex-Conselheiro do Conselho de Arquitetura, Engenharia e Agronomia (CREA-MS); Ex-Conselheiro do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Urbanização (CMDU).

 


RUBENS PIRES DOS SANTOS

Formação Profissional: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo “Braz Cubas” – Mogi das Cruzes – dezembro de1978 – SP • Curso de Artes Plásticas – Museu Lasar Segall – 1979 • Curso de Pós-Graduação em Meio Ambiente – Gestão Ambiental Colégio Avante Garde Universidade Cândido Mendes-RJ – dezembro de 2002 – MS/RJ. Curso de Arquitetura Hospitalar para Aldeias Indígenas, Capacitação para Plano diretor participativo e Avaliação de Impacto Ambiental. Profissional autônomo e docente na Universidade Estácio de Sá.

 


LAUZIE MICHELLE MOHAMED XAVIER SALAZAR

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Norte do Paraná em 2003. Participou do Programa de Especialização em Patrimônio Cultural através de bolsa de estudo pelo Programa PEP IPHAN / UNESCO 2004 a 2006. Especialista em Iluminação e Design de Interiores pelo IPOG-CG em 2017
Foi Superintendente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico na Prefeitura de Corumbá de 2013 a 2018 e está como Gerente de Patrimônio Histórico na Prefeitura do Município onde é efetiva como Arquiteta Municipal desde 2007. Atualmente é Conselheira titular no CAU/MS e Conselheira no IAB/MS.

 


LUCIANA RIBEIRO DA SILVA ABRÃO

Arquiteta e urbanista graduada pelo Centro de ensino superior (CESUP) hoje Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), trabalhou como arquiteta e urbanista na área de projetos na empresa Poligonal Engenharia e Construções Ltda. empresa com atuação na área de engenharia e. Diretora proprietária no escritório Luciana Abrão arquitetura e interiores.

 

CONSELHO FISCAL – TITULARES:


DEBORAH TOLEDO DE REZENDE ALMEIDA

Arquiteta e Urbanista Graduada pelo CESUP. Especialista em Arte e Arquitetura – CESUP. Atua em escritório de arquitetura como autônoma desde 1987 nas áreas residencial e comercial e da saúde. Conselheira CREA – MS em 2010 e 2011 Conselheira CMDU – 2010-2011 Secretária Geral IAB-MS 2009-2011 Apresentadora do programa Painel de Negócios -TV Guanandi em 1993 Apresentadora e coordenadora do Programa Toda Prosa – TV Campo Grande entre 2003 e 2007. Secretária Geral IAB-MS – 2009/2011. Conselheira Titular no CMDU – 2010/2011 Conselheira e Coordenadora da Câmara de Arquitetura do CREA/MS: responsável pelo processo de transição e eleição CAU – 2010/2011.

 


LUIZ JORGE BOSSAY

Graduado em Arquitetura e Urbanismo (CESUP) -1988 -Graduado em Tecnologia em Construção Civil (CESUP) -1984 Pós-graduado em Arquitetura Hospitalar (INBEC) -2017 Servidor público estadual no Departamento de Obras Públicas-MS atual Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (AGESUL) desde1981.

 


LUIZ MÁRIO ANACHE

Graduado em Arquitetura e Urbanismo (CESUP) atual Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal UNIDERP, Gestor de empreendimentos (fiscal de obras) na Agencia Estadual de Gestão de Empreendimentos AGESUL, cargo efetivo desde 1991.

 

CONSELHO FISCAL – SUPLENTES:


SILVIA DE TOLEDO GOMES

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (2006), Especialização em Ergonomia pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados, Especialização em Arquitetura Hospitalar pela UNICID/INBEC. Professora substituta do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal da Grande Dourados. Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário da Grande Dourados. Sócia proprietária da empresa Arqmed – Arquitetura Hospitalar.

 


CAMILA AMARO DE SOUZA

Arquiteta e Urbanista pela FAU-UnB (2011). Doutora em Tecnologias Ambientais pela UFMS (2019). Docente e membro do Colegiado na Universidade Anhanguera – UNIDERP, nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo desde 2013. Docente nas pós-graduações de Conforto Ambiental e Sustentabilidade e de Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade UNIDERP (2019). Consultora de Certificação Ambiental (PBE-EDIFICA; AQUA).

 


RODRIGO GIANSANTE

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFMS (2005). Pós-graduado em Gerência de Cidades pela FAAP (2008). Analista Técnico do Comitê Gestor do Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande – Estação Digital (2023-atual). Superintendente de Planejamento e Gestão na SUGEPE (2021-atual). Diretor de Planejamento Ambiental na PLANURB (2017-2020). Vice-Presidente dos Conselhos Gestores das APAs do Guariroba, Lageado e Ceroula (2018-2020). Diretor de Habitação e Programas Urbanos na EMHA (2013-2016). Conselheiro pela ABC no Ministério das Cidades: CTECH, SINAT e Conselho das Cidades (2010-2016).